Pular para o conteúdo principal

Sobre mergulhos e invasões de domicílio

Eu falo muito. Falo alto, passando do grave ao agudo em uma mesma frase. Sempre tenho um assunto escondido na manga para quebrar a monotonia, o protocolo, a rigidez. Mas também gosto de ouvir; faço perguntas, incomodo, instigo meu interlocutor a falar. 

Ver o interlocutor falar. Como ele se expressa, se olha nos meus olhos, se mexe nos cabelos, se cruza os braços. A tensão nos ombros, o balançar de pés, o copo à frente, o corpo. Como ele trata o garçom, como se porta junto aos amigos. 

Pensar que nos expressamos somente através das palavras é sinal (ou seria um sintoma?) de uma imensa pobreza de percepção e sensibilidade. Os movimentos e tensões corporais, a escolha das palavras, a pronúncia, o tom que utilizamos são alguns dos incontáveis componentes da mensagem que pretendemos transmitir, conferindo sentidos que ultrapassam os verbetes do dicionário. 

Desvendar intenções em palavras que não foram ditas, desejos escondidos num olhar desviado, a reação após um leve roçar de braços... Como não se excitar com tantos e tantos mundos a serem invadidos e devorados?! Porque conhecer o outro através de sua expressão corporal é também comê-lo com os olhos, ouvidos, mãos, narinas. É entrar na casa sem pedir licença, abrir a geladeira e a gaveta de cuecas. É descobrir sutilezas, histórias e cicatrizes que nem sempre se desejou compartilhar mas estão à vista para quem tem o cuidado de observar. 
Se permita deixar as amarras do julgar guardadas no armário e desbravar esses milhares de pequenos universos que atravessam nossas vidas todos os dias! Olha, olhar, olhar até se fundir e confundir e voltar a ser você. Um você com um pouquinho de mim, do outro, do desconhecido mas, ainda assim, essencialmente você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Not enough

O gosto do café continua na minha boca. Fecho os olhos e retorno ao beijo uma, duas, centenas de vezes. O furacão que passou por mim passou por você também? Eu não sei. Eu realmente não sei o que dizersentirpensar. Me perdoa. Me perdoa porque eu te quero mas não te amo. E querer não é o bastante para nós dois. https://www.evauviedo.com.br/

She was a taker... You need a giver.

Quando menos esperar você vai encontrar alguém que te beije sem pressa. Alguém pra compartilhar o gosto do cigarro, do café, da cerveja, do bolo de chocolate com pouco açúcar. Dia desses você vai virar a esquina e encontrar alguém com um timing perfeito - ao menos razoável. Alguém que vai enxergar que você parece uma piscina de bolinhas, mas na real é um mar calmo e profundo. Que vai pular de mãos dadas contigo nesse precipício que é o sentir, e ainda de mãos dadas encontrar o caminho de volta. Numa balada qualquer vai tocar "No Rain", você vai dançar suas dancinhas engraçadas e esse alguém vai rir, e achar fofo, e dançar contigo. E ela vai, benzadeus que vai, conversar com você só pelo olhar. Vai ouvir as palavras que você diz em silêncio, nas pausas entre uma tragada e outra. Você vai encontrar alguém que te enxergue por inteiro. Numa tarde besta você vai sair pra comprar cerveja e encontrar alguém que não minta pra si mesma. Alguém pra te fazer cafuné, bagunçar seu c

Pequena para dois

A solidão já foi um conforto, um forte, um porto seguro. Hoje ela é quase uma prisão, porque não sei ser outra coisa. Desaprendi a vontade de ter alguém. A cama é grande para mim e pequena para nós dois. Não existe lugar na minha vida para o "nós dois".